IMG_1667 copy

 

Escalado para “Império”, próxima novela das nove, escrita por Aguinaldo Silva, o ator será Vicente, um chefe de cozinha que brincava de cozinhar quando era menino e se tornou um mestre do improviso. Nordestino nascido em Carpina, Pernambuco, foi para o Rio, onde trafegou de bar ao botequim até chegar ao restaurante estrelado de Enrico (Joaquim Lopes).

Fora de cena, Rafael Cardoso também tem intimidade com a cozinha, gosta preparar receitas para família e amigos.

Em agosto o ator poderá ser visto com o visual completamente diferente na série “Animal”, do canal a cabo GNT, com direção de Paulo Nascimento e estrelada por Edson Celulari e Cristiana Oliveira. Para dar vida à Naldinho, um psicopata fugitivo da prisão, Rafael raspou os cabelos e lixou um dente da frente para participar de um episódio.

Ainda este ano, o ator poderá ser visto também nas telonas, no filme “Os Senhores da Guerra”, do diretor Tabajaras Ruas, inspirado na obra homônima de José Antônio Severo. A trama conta a história verídica de dois irmãos gaúchos que estiveram em lados opostos durante a Revolução de 1923. Rafael interpreta Júlio Bozano, advogado nomeado intendente aos 26 anos e que comanda o Exército contra o seu irmão, Carlos Bozano, vivido por André Arteché.

 

Fora da TV

Além de atuar, Rafael Cardoso é sócio da produtora Casulo e dirigiu, junto com Pedro Zoca, o clipe da música “Vida”, da banda Mente Sã. O primeiro longa da produtora, “Olhar de Nise”, documentário sobre a vida de Nise da Silveira, dirigido por Nise da Silveira, está em fase de finalização e a produtora responderá por todo material fotográfico do blog “Pura Mesa”.

Em breve, o ator lança do blog “Pura Mesa” – ainda em construção -, no qual irá dar dicas de culinária e, em julho, abrirá o restaurante “Puro”, no Jardim Botânico, em sociedade com a jornalista Sônia Bridi e atriz  Regiane Alves. O “Puro” terá cardápio assinado pelo chef Pedro Siqueira.

 

Esportes

Apaixonado por esportes, Rafael chegou a jogar futebol nas categorias de base do Grêmio e futsal no Internacional, quando ainda era criança. Hoje integra a Seleção Brasileira de Artistas. A equipe é bicampeã mundial. Praticante de corridas, ele já participou de duas Meias Maratonas e, sempre que seus horários permitem, complementa o treinamento com a prática de surf e pedaladas.

Há quatro anos descobriu uma nova paixão: o kart. Atualmente está participando do campeonato dos artistas e ganhou as duas provas que disputou. Em 2013 competiu no campeonato Serrano do Rio de Janeiro e no campeonato Estadual de Guapimirim, em que ficou em segundo lugar. Este ano correu as 500 milhas e está em preparação para participar da Copa São Paulo de Kart.

 

Experiência Profissional:

 

Na TV:

2013 – “Joia Rara” de Duca Rachid e Thelma Guedes dirigida por Amora Mautner – TV Globo, Brasil.

2013 – “O Tempo e o Vento” de Leticia Wierzchowski e Tabajara Ruas dirigida por Jaime Monjardi – TV Globo, Brasil.

2012 – “Lado a Lado” de João Ximenes Braga e Cláudia Lage dirigida por Dennis Carvalho – TV Globo, Brasil.

2011 – “A Vida da Gente” de Lícia Manzo e Marcos Bernstein dirigida por Jayme Monjardim – TV Globo, Brasil.

2010 – “Ti Ti Ti” de Maria Adelaide Amaral dirigida por Jorge Fernando – TV Globo, Brasil.

2009 – “Cinquentinha” de Agnaldo Silva e Maria Elisa Berredo dirigida por Wolf Maia – TV Globo, Brasil.

2008 – “Beleza Pura” de Andréa Maltarolli dirigida por Rogério Gomes – TV Globo, Brasil.

2007 – “Pé na Porta” de Roberto Oliveira

 

No Cinema:

2009 – Do começo ao fim, de Aluízio Abranches.

Será lançado: Os Senhores da Guerra”, do diretor Tabajaras Ruas

Share →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>