Entre as revoluções tecnológicas desses últimos anos, apenas uma delas me deixa em dúvida: invenção do e-book. Tenho bastante curiosidade em pesquisas que afirmam que o livro vai acabar ou não acabar. Acho incrível a praticidade de viajar com vários livros de mais de 500 páginas cada e eles não pesarem na bagagem. No entanto, não consigo me acostumar com a ideia do e-book pelo simples fato do processo da compra. Para mim, a leitura começa na compra do livro, porque acredito que a livraria não vende livro em papel, ela vende experiência e história. Uma livraria que você se encanta pela arquitetura de Isay Weinfeld , como é o caso da Livraria da Vila, em São Paulo, ou pela história como Shakespeare and Company, de Paris.

Há alguns anos, vi pela primeira vez no filme “Antes do Pôr do Sol”, a livraria Shakespeare and Company.  Fiquei fascinada pelo cenário. Quando fui a Paris, conhecer a Shakespeare foi uma das experiências mais fascinantes de viagem!!

A Shakespeare and Company está situada em frente ao Rio Sena e a catedral de Notre Dame, em um prédio histórico de um antigo mosteiro do século XVI.   Diferente da modernidade da Livraria da Vila, a Shakespeare parece um caos: têm livros empoeirados, livros empilhados, paredes cobertas por livros, jornais aglomerados. A escada que leva ao primeiro andar é coberta por livros, lá você encontra uma sala de leitura com vista deslumbrante para o Rio Sena, há também sofás, cama, poltronas. A atmosfera é encantadora! Pela Shakespeare and Company passaram autores como Fitzgerald, Gertrude Stein, entre outros. A livraria mantém o principio de não vender apenas livros, mas também reunir amantes da literatura, promover encontros. No site é possível conferir a programação do localhttp://www.shakespeareandcompany.com/

É incrível a invenção do e-book, mas há experiência e prazeres que só o papel pode oferecer. Se Shakespeare encantou até Woody Allen, no recente filme “Meia Noite em Paris”, o cineasta rodou cenas na livraria, com certeza vai encantar você!

Shakespeare and Company – 37 rue de la Bûcherie 75005 Paris.

 

Faça uma visitinha pela livraria: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4A6q0Rau5wU#

 

DSC01613

Livraria Shakespeare and Company em Paris.

 

DSC01617

Livraria Shakespeare and Company em Paris.

 

foto

Livraria da Vila em São Paulo

 

Share →

One Response to Por Fabiana Oliva

  1. magaly disse:

    Expressou exatamente o que nós apaixonados por livros sentimos.A leitura transcende em todos os sentidos. Magaly

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>