Screenshot 2014-11-18 13.24.03

 

 

 

 

Se tem uma coisa importante que esse ano me mostrou com muita força e acho importante transmitir é “Humanizem as suas relações”. O mundo fica melhor quando um ser humano se enxerga no outro.

 

Em palestra, organizada pela Trip, William Ury um dois maiores mediadores de conflito do mundo, ensinou uma das formulas que ele usa para resolver questões graves no mundo todo. Mais simples impossível, a dica foi a seguinte: “Quando alguém te exclui de um circulo, observe de fora e crie um circulo maior ainda, colocando de volta o circulo do qual você foi excluído dentro do seu novo circulo.” Olhar relações humanas por essa ótica pode parecer simplista, mas ela é genial.

 

Abaixo listo alguns fatos que eu fui colecionando esse ano para materializar mais essa minha humilde tese.

 

Fato 01 #VaiFelipão

Felipe era obeso mórbido um e de seus amigos o Diogo sempre se questionou se o Felipe realmente era feliz, e mesmo que fosse, será que ele seria mais feliz se ficasse mais magro?

 

A resposta era veio rápido, logo após esse questionamento. Felipe não era feliz e Diogo estava disposto a dedicar seu tempo, amizade e amor para ajudar seu amigo a recuperar a auto estima e ganhar uma nova vida. Da conversa dos dois surgiu o projeto #VaiFelipão que tem como base a doação de tempo e atenção de um ser humano para outro.

 

Esse projeto ganhou corpo, Felipão emagreceu 60 kilos em 6 meses sem ajuda de medicamentos, correu uma maratona e inspirou milhões de pessoas. Sua história pautou a repetidora da rede globo no sul por meses e suas concorrente também.

 

Conheça o projeto que tbm virou uma série documental aqui:

https://www.facebook.com/vaifelipao

 

Fato 02 #Dira Paes – Movimento dos Direitos Humanos

Dira ,que se engaja a alguns anos com a ONG Movimento dos Diretos humanos, relatou um fato interessante. Ela usa sua imagem publica busca por soluções de problemas complexos. Em uma de suas aparições no tribunal de Belém, onde foi ajudar uma das vitimas que sua ONG da suporte, estavam também os algozes dessa vitima. Por um instante vitima, juiz e algozes interromperam os procedimentos e todos juntos foram tirar uma foto com ela. Por mais surpreendente que seja esse momento, ali estava uma pista para solução de todos os conflitos, um ponto em comum, SOMOS TODOS HUMANOS, e quando nos olhamos mais de perto nossa relação muda.

 

Fato 03 #Marcos Lopes – Instituto Projeto Sonhar

Conhecido como Nenê, passou pela casa do zezinho, projeto que nosso amigo Marcelo Tas apoia.  De lá resolveu criar o Projeto Sonhar. O projeto é um instituto de recuperação de drogados, mas diferente do que a gente possa imaginar o projeto é 100% humanizado. Lá não existem cadeados, não existem remédios. O que existe é uma casa onde todos vivem como família. Dentro dessa casa do Instituto, o grande segredo é muito amor e dedicação. Essa formula simples que o Marcos e o Alex usam para recuperar ex viciados, de todas as idades, tem como conceito chave a “Humanização”, assim a condição do viciado não é de vitima e sim de colaborador. Na casa todos tem tarefas e uns ajudam ao outro criando uma situação com melhores condições para todo o grupo. Eu pessoalmente presenciei o caso de um jovem que chegou na casa amarrado a sua mãe, que não sabia mais o que fazer com o filho, em correntes e cadeados. Dois meses depois esse menino está lúcido, jogando bola, ajudando nas tarefas da casa e sonhando com um futuro melhor.

 

Apoiem essa iniciativa aqui:
http://www.projetosonhar.org/
Conheça mais aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=kbIKm0JnFrY

 

Fato #04 Érica de Paula – Parto Humanizado

O documentário “O Renascimento do Parto” dirigido pela Dra. Érica, deu o que falar. O doc. procurou responder uma questão que ela vinha querendo entender a bastante tempo: Porquê 1 em cada 4 mulheres sofrem depressão pós parto e ficam traumatizadas pela experiência? E mais, porque não ter como opção outras formas de parto? A cesariana além de causar uma série de consequências biológicas também coloca em risco a saúde da mãe e do bebê.

 

“O longa-metragem mostra a realidade triste das maternidades no Brasil, o único país no mundo em que as cirurgias cesarianas respondem pela maioria dos nascimentos de crianças. Só para comparar, na Holanda elas são 15% do total.”
- revista trip

A Érica conseguiu mostrar para todo o Brasil que a mulher brasileira tem escolha e que o maior presente da vida, ter um filho, pode sim ser uma experiência sem riscos e traumas simplesmente por Humanizar os Partos.
Veja o trailer do filme aqui:

http://orenascimentodoparto.com.br/

 

 

= =

Mesmo com todas as nossas diferenças sempre teremos semelhanças, e elas são mais poderosas. Em um mundo corrido onde esquecemos até de ligar para nossos pais em uma semana atribulada no trabalho, vale respirar, olhar para o lado e perceber que nossa relação com o outro antes de tudo é uma relação humana, que vale um diálogo e que merece um abraço. Humanizem suas relações.

 

==

Fabio Seixas – Nov. 2014

Co-Fundador do O Panda Criativo e Produtor Cultural e Áudio Visual.

www.fabioseixas.com
www.opandacriativo.com

Share →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>