Andrea_01-Clara Cosentino

 

Um diretor e uma atriz, sem efeitos especiais, num cenário vazio, em cena apenas o talento das atrizes e o trabalho de entendimento dos textos:  assim é o “Palavras em Série” que estreia sábado, dia 02 de dezembro, às 23h15 no Canal GNT.  Dirigido, idealizado e conduzido por Alberto Renault, diretor da consagrada série “Casa Brasileira”, o novo programa mostra em cada episódio os encontros das atrizes Andrea Beltrão, Monica Iozzi, Lilia Cabral, Camila Pitanga e Regina Casé respectivamente com as obras das autoras Adélia Prado, Tati Bernardi, Ana Cássia Rebelo, Hilda Hilst e Clarice Lispector.

 

A cada programa uma atriz interpreta e conversa com o diretor sobre algumas questões que as autoras apresentam em suas obras. No primeiro episódio Andrea Beltrão faz observações sobre Deus, morte e sexo – temas presentes na poesia de Adélia Prado. No segundo episódio Monica Iozzi faz relações entre suas próprias ansiedades e àquelas narradas no livro “Depois A Louca Sou Eu” de Tati Bernardi. Em seguida Lilia Cabral aborda a depressão narrada pela escritora portuguesa Ana Cássia Rebelo no seu livro “Ana de Amsterdam”. Camila Pitanga aborda a sua relação com a poesia a partir da obra da poeta Hilda Hilst, e encerrando a série, Regina Casé fala sobre a “descoberta do mundo” a partir da sua interpretação e leitura da famosa crônica de Clarice Lispector.

 

De acordo com Alberto “o programa é como um concerto solo onde assistimos também o ensaio, no qual a artista traz para bem próximo da câmera suas emoções e dúvidas. É um programa, sobretudo sobre sentimentos e palavras. Um pouco de encenação e making of.” Conta ainda o diretor: “Normalmente os atores leem junto com o diretor o texto que vão interpretar, a chamada ‘leitura de mesa’ – o programa mostra a cena e o ensaio, o palco e a mesa.” 

 

“Palavras em Série” oferece ao público uma preciosa visão do universo das autoras sob a ótica dessas atrizes.

 

A temporada de “Palavras em Série” estreia, dia 2 de dezembro, às 23h15 no GNT em 5 episódios.

 

Sobre Alberto Renault

 

Criador de diversas séries consagradas do GNT, entre elas “Casa Brasileira”, “Chefs Brasileiros”, “Arte Brasileira”, “Morar” e “Morar Mundo”. Renault também foi parceiro de Regina Casé na criação de grandes sucessos da TV Globo, como “Brasil Legal”, “Muvuca” e séries para o “Fantástico”.

 

Multifacetado é autor dos romances: “A Foto” (em 2003), ‘Moko no Brasil’ (em 2006) e “Sr R” (em 2009), todos eles bem recebidos pela crítica e como encenador cênico assinou a direção de óperas no Brasil e na Itália.

 

Ainda na área de espetáculos, também é cenógrafo premiado com o Prêmio Shell 2009, pelo cenário da peça Dois Irmãos.

 

 

Share →

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>